Tabela de conteúdos

Glossário

Lista de termos em ordem alfabética.

Organaria

Atividade do organeiro (o organeiro exerce a organaria). Pode significar, também, a empresa ou lugar onde se desempenham as atividades de fabricação, montagem, reparo ou manutenção de órgãos.

Organeiro

Construtor, montador, reparador, restaurador ou responsável pela manutenção de órgãos.

Organista

Músico que executa peças ao órgão.

Pedaleira

Espécie de teclado tocado com os pés. Embora alguns instrumentos menores não a possuam, a pedaleira é um dos diferenciais do órgão frente a outros instrumentos de teclado. Uma classificação/identificação mínima de uma pedaleira deve atentar a duas características básicas: 1) número de teclas/notas; 2) formato.

Em relação ao número de teclas, é bastante comum observar pedaleiras entre 25 e 32 teclas, ou seja, de 2 oitavas (25 teclas = C1-C3) a 3 oitavas e meia (32 teclas = C1-G3). São bastante comuns pedaleiras de 27 e 30 notas. Instrumentos menores podem apresentar pedaleira com menor extensão.

Já em relação ao formato, a classificação se dá por dois aspectos: 1) com relação ao piso, podem ser retas (todas as teclas encontram-se paralelas ao solo) ou côncavas (as teclas das pontas encontram-se mais altas em relação ao solo que as teclas do centro, mais baixas); 2) e relação às próprias notas, podem ser paralelas (as teclas são paralelas entre si, ou seja, o espaço entre elas é constante) ou radiais (as teclas ficam mais espaçadas entre si à medida em que se afastam do organista) (1).

Positivo

Tipo de órgão de pequeno porte, com um manual e sem pedaleira cuja principal característica é a mobilidade, podendo ser transportado com facilidade. Possui poucos registros, em geral flautados com base em 8’ (instrumentos maiores) ou 4’ (instrumentos menores). Etimologicamente, positivo vem da ideia de “pousar” (2). Um exemplo é o órgão da Capela de Nossa Senhora do Rosário, Embu das Artes (SP) (3).

Registro

Diferentemente de outros instrumentos musicais, que produzem apenas um determinado timbre, o órgão é um instrumento complexo capaz de produzir variada quantidade de timbres. Isto porque ele é composto por diversas sequências de tubos – também chamadas de flautas –, sendo que cada sequência é construída de um modo particular para produzir um determinado timbre; essas sequências são conhecidas como filas ou fileiras. Desse modo, existem filas feitas de madeira e de metal; abertas ou tampadas; cônicas, quadradas, cilíndricas; com palhetas e sem; etc. Cada registro corresponde a um tipo específico dessas sequências, abrindo ou fechando a passagem de ar daquela fila – daí o nome de registro. Assim, o registro Principal 8’ abre a fila dos principais de 8’, permitindo que as notas tocadas no teclado soem o respectivo tubo daquela fila; o registro Flauta 4’ abre a fila das flautas de 4’; etc (4).

É de se observar, também, que os registros vêm acompanhados de um número, em geral em pés: 8’, 4’, 16’. Estes números correspondem ao tamanho do tubo. Um registro de Flauta 8’ corresponde a uma fila de tubos flautados cujo primeiro Dó da escala (C1) tem 8’ (aproximadamente 2,64 metros); já um registro de Flauta 4’, que soa uma oitava acima do 8’, tem aproximadamente 1,32 metro (5).

Referências e notas

1. Veja também: Wikipédia, Pedal keyboard.
2. Wikipédia, Órgão (instrumento musical), acesso em mar. 2015.
3. Veja também: Musica Brasilis, Órgão positivo.
5. Nota: na realidade, essa medida em pés é tradicional e remonta aos primórdios da construção desse instrumento; inexistindo o padrão métrico atual, os organeiros chegavam a fórmulas de afinação baseados em medidas aproximadas, o que, inclusive, explica a diversidade de afinações em instrumentos antigos. Atualmente, considerando-se a afinação padrão (A = 440 Hz), um tubo de 8’ é ligeiramente maior, contando cerca de 9’4“ (Die orgelseite, Pipe length, "feet" and pitch, acesso em nov. 2016.
Navegação

página inicial

participe do projeto

contato

Órgãos

lista geral (completa)


listagem:

    ◇ por construtor

    ◇ por lugar

    ◇ por período

    ◇ por características


mapa dos instrumentos


estatísticas
(órgãos em números)

Harmônios

Descubra mais

textos

glossário

sugestões de leitura