Wilhelm Berner

      ★ 1907, Alemanha

      †  1951, Petrópolis (RJ)

Em algumas referências, Wilhelm Gustav Berner aparece como Guilherme Berner, nome que o organeiro adotou em nosso país. Algumas peças e documentos seus foram doados ao Museu Imperial, em Petrópolis (RJ) (1).

Instrumentos construídos

Saiba mais

  • Gisele Sant’Ana Batista. Os órgãos de tubos de Guilherme Berner na cidade do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Disponível em: Repositório Institucional UNESP. (2)

Referências e notas

1. Nota: segundo informa o site do Museu Imperial, “o doador Walter Berner entregou à chefe do setor de Museologia, Ana Luísa Alonso de Camargo, peças e documentos que pertenceram a Wilhelm Gustav Berner, organeiro alemão radicado no Brasil no início do século XX e conhecido no país como Guilherme Berner. Sua fábrica construiu órgãos como o da Catedral de São Pedro de Alcântara, o do Mosteiro de São Bento, o da Cruz dos Militares e o do Convento de Santo Antônio.” (Museu Imperial, Prestigiado por autoridades, evento no Museu Imperial presta homenagem a doadores, acesso em mar. 2015.)
2. Resumo: Estudo sobre a vida e as atividades do construtor alemão Guilherme Berner (1907- 1954), radicado no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso que visa informar sobre a história do órgão de tubos na cidade do Rio de Janeiro e, conseqüentemente, no Brasil. Os documentos pessoais foram consultados no arquivo de Berner, cedido para esta pesquisa por seu filho Walter Berner. O texto final, tendo por propósito a elaboração de um catálogo desses instrumentos, baseia-se em levantamento bibliográfico – dissertações, livros, artigos e entrevistas – bem como em pesquisa de campo sobre os órgãos construídos por Berner na cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis. Nesse estudo procurou-se explanar sobre as condições de manutenção desses instrumentos, o contexto sacro-religioso em que estão inseridos e sua importância como documentos da atividade musical no Rio de Janeiro.
Navegação

página inicial

participe do projeto

contato

Órgãos

lista geral (completa)


listagem:

    ◇ por construtor

    ◇ por lugar

    ◇ por período

    ◇ por características


mapa dos instrumentos


estatísticas
(órgãos em números)

Harmônios

Descubra mais

textos

glossário

sugestões de leitura